sábado, 29 de agosto de 2009

Meio ambiente que vivemos

Neste blog, estamos abrir uma discussão sobre diversas questões, entre as quais sobre o meio ambiente, buscando contribuir para que o leitor ou leitora amplie sua consciência sócio-ambiental. Com este artigo, este blog vai iniciar este debate, certo que contará com os comentários de todos e todas que o acessarem.
Atualmente, ouvimos ou lemos constantemente sobre desmatamento, queimadas, poluição atmosférica, entre outras questões vem provocando o aquecimento global, que é o aumento da temperatura na superfície terrestre, provocando efeitos como inundações, secas e derretimento de geleiras.
Neste contexto, muitas pessoas não refletem sobre que contribuição vem dando diariamente para mudança do clima do planeta, como se fosse totalmente inocente pela situação em que vivemos.
Lógico que existem os grandes culpados pela situação ambiental do planeta, que é uma minoria de privilegiados, que só pensam nos lucros de suas empresas, explorando os trabalhadores e degradando o meio ambiente..
Contudo cada pessoa pode dar sua contribuição individual para diminuir no seu local de moradia os efeitos do aquecimento global e, a partir da contribuição de cada um ou uma, teremos uma melhoria na situação mundial. Entre as ações que cada pessoa pode realizar, destacamos:
- Evitar o lançamento de lixo nos rios, canais, terrenos baldios, praças, ruas e avenidas.
- Realizar a separação do lixo gerado em sua residência, doando os resíduos recicláveis (papel, vidro, metal, plástico) para os grupos de catadores.
- Diminuir desperdício de água, fechando a torneira do chuveiro quando utiliza o sabonete, passar sabão nos pratos e demais utensílios com a torneira fechada, consertando os vazamentos, evitando de usar mangueira para lavagem de carro e calçada.
- Manter a lâmpada apagada no momento que não tiver nenhuma pessoa em determinado recinto (sala, quarto, escritório, etc.).
Estas são algumas sugestões e você, certamente, descobrirá outras em na sua rotina diária, lembrando o meio ambiente necessita do esforço de todos e todas para sua preservação.

2 comentários:

  1. PARABÉNS CAMARADA PELA EXCELENTE MATÉRIA.O QUE O POVO ESTÁ PRECISANDO É DE CONHECIMENTO ,O SEU BLOG VAI LEVAR ESSE CONHECIMENTO PARA A POPULAÇÃO.MAS UMA VEZ PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Ademir!Suas colocações são de grande importância para nossa reflexão sobre a preservação do meio ambiente, de fato cada um de nós temos que fazer nossa parte.E você através do seu blog,estar proporcionando esse momento prazeroso de discussão para nossa própria sobrevivência.Mais uma vez PARABÉNS! e um forte abraço.

    ResponderExcluir