terça-feira, 8 de setembro de 2009

Importância do Grito

Aprendemos na Escola que o dia 07 de setembro é o “Dia da Pátria”, onde devemos comemorar a Independência política do Brasil de Portugal, através do grito de Dom Pedro I à margem do Riacho Ypiranga.
Cabe, então, aqui uma pergunta: "O que é Pátria?"
Em uma rápida consulta na internet, observamos a seguinte definição sobre o significado da palavra “Pátria” : “é o país ou estado em que a pessoa nasceu (terra natal) e que faz parte como cidadão.”
Como se vê, então não podemos falar em Pátria sem falar das condições de vida das pessoas que ali vivem,observando seus deveres e se seus direitos se encontram sendo garantidos e respeitados. Observamos que. no caso brasileiro, precisamos avançar muito para que se possa afirmar que vivemos em uma “Pátria”, já que parte dos(as) brasileiros(as) encontram-se excluídos(as) socialmente, passando por preconceitos e descriminações de diversas espécies, em péssimas condições de vida.
Este quadro vem levando diversas entidades sociais, como igrejas, associações, sindicatos, MST, movimento estudantil, entre outras, a realizar, anualmente, o Grito dos(as) Excluídos(as), que ocorre em diversas localidades do Brasil, exatamente no dia 07 de setembro para lembrar a sociedade e aos governantes que não podemos comemorar o “Dia da Pátria”, sem promover a inclusão social de milhares de brasileiros(as).
Este ano, em sua 15ª edição, o Grito dos(as) Excluídos(as) continua mostrando a necessidade de mudanças na estrutura da sociedade brasileira e mundial, vencendo as mazelas implantadas pelo capitalismo, para que todas as pessoas possam viver com dignidade.
O Grito representa o momento para nós, da classe trabalhadora brasileira, demonstrar no dia 07 de setembro que continuamos vivos e ativos na luta pelos nossos direitos e na construção de um mundo justo, onde cada pessoa possa ser de fato um cidadão.
Neste contexto, o refrão da música cantada nas caminhadas do MST, assim como foi cantada durante todo ato e passeata do Grito no Centro do Recife no último dia 07 de setembro merece ser registrada para nossa reflexão: "Este é nosso País. Esta é nossa bandeira. É por amor a esta Pátria- Brasil. Que a gente segue em fileira...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário