domingo, 13 de setembro de 2009

Relacionamento com o meio ambiente

Uma das questões que deve ser indagada entre nós, diz respeito a forma de como nos relacionamos com o meio ambiente cuja reposta se parece fácil, certamente, não é, pois depende de como as pessoas utilizam os recursos naturais, como se verem inseridas no próprio meio ambiente e como ocorre a interação entre os seres humanos.
Inicialmente, devemos lembrar que a concepção judaico-cristã que “o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus” vem servindo como mola propulsora ao longo do tempo para diversas ações e atitudes humanas ao longo do tempo, no tocante ao relacionamento com o meio ambiente como na relação entre os seres humanos.
Ao falarmos de homem, devemos deixar nítido, que estamos falando do homem ocidental, ser masculino, da raça branca, que durante séculos realizou a exploração de outros seres humanos, como os negros africanos, utilizados como escravos e que eram considerados como pagãos por não professarem o cristianismo.
Este mesmo homem ocidental, durante séculos, subjugou a mulher a seu domínio, tratando-a como ser inferior e que não possuía direitos e só deveres, onde o principal, era servir ao marido.
Com esta concepção, observou-se, durante séculos, a exploração da natureza, onde o homem não se via como incluído no meio ambiente e, só buscava aumentar seus ganhos e propriedade, destruindo os recursos naturais, muitas vezes de forma insana.
Chegando aos dias atuais, resta perguntar o que mudou nestas práticas humanas.
Verificamos que as concepções de superioridade de uma raça em relação a outra e as idéias machistas ainda existem entre nós, apesar de todos esforços e luta organizada em sentido contrário.
O homem vem mantendo uma relação distorcida com o meio ambiente, que pode ser comprovado com os problemas decorrentes das mudanças climáticas, ocasionados pela destruição de florestas, matas, poluição dos cursos de água, entre outras ações humanas prejudiciais aos recursos naturais.
Dentro da sociedade que vivemos, onde o ter é mais importante do que o ser, o homem, de modo geral, busca sempre estar ganhando e tirar proveito em tudo, sem respeitar a harmonia entre as pessoas e com o próprio meio ambiente.
A mudança deste estado, passa pela transformação da sociedade em que vivemos, onde devemos nos livrar das amarras do capitalismo e construir outro tipo de sociedade mais justa e fraterna, que conhecemos como socialismo.
Compreendemos que com esta nova de sociedade, os seres humanos poderão mudar sua forma de relacionamento entre si, assim como, mudarão sua relação com o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma sustentável.
Bem como a construção do socialismo não é algo de imediato, observamos que precisamos agir na atual situação, revendo práticas individuais e realizando ações coletivas na busca da preservação do meio ambiente contra a exploração capitalista.

Um comentário:

  1. Excelente artigo sobre o relacionamento com o meio ambiente, considerando o respeito, a igualdade do próximo, sem essa atitude fica dificil relacionar bem com a natureza.

    ResponderExcluir