quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Para que competir?

Em um texto anterior, falei aqui sobre a questão da individualidade e coletividade na questão ambiental e, aqui, gostaria de lançar outras idéias para reflexão de vocês.
Como dito no final do texto anterior, a raiz da individualidade se encontra no sistema capitalista, onde as pessoas são sempre levadas a possuir e possuir, muitas vezes sem preocupação com o próximo e com o meio ambiente.
Esta concepção de sociedade valoriza a competição entre as pessoas, começando na escola, onde uma criança é sempre levada a ser melhor que as demais, tanto nas notas como em atividades esportivas.
Em muitas escolas, observamos a concepção de competição já na abertura de jogos internos, com a disputa entre as equipes para ver quem a melhor, sem a valorização do processo de participação
E a partir da escola, vivemos no mundo da competição, onde de modo geral, o que importa é sempre ser o melhor e, algumas vezes, não importando os meios para alcançar determinado fim, pois o mais importante é ser o vencedor.
Não estou querendo afirmar que sou contra determinadas competições, incluindo as atividades esportivas, mas, torna-se necessário rever a idéia de “se vencer de todo jeito”, onde o maior objetivo deveria ser o crescimento coletivo, através a convivência e o respeito entre as pessoas.
Esta competição acelerada entre as pessoas provoca efeito imediato sobre os recursos naturais e o meio ambiente, que são utilizados de forma irracional, na busca do lucro e crescimento da propriedade privada, que são fundamentais no capitalismo.
Com a competição entre as pessoas, chegamos ao que se chama de uma pessoa com sucesso ou fracassada, sempre se baseando naquilo que se tem ou conquista, não importando como.
Você já pensou no significado da palavra sucesso? E o que é uma pessoa fracassada?
Dentro da lógica da sociedade em que vivemos, para ter sucesso, você precisará ganhar muito dinheiro e viver muito bem, pois o tamanho do sucesso é medido pelos bens materiais que se conquista. Algumas pessoas, por exemplo, só sente vitoriosas e com sucesso ao comprar um carro mesmo que viva apertada para mantê-lo. Não é esta lógica, que levam as pessoas a trocar aparelhos de celular rotineiramente, mesmo que o anterior se encontre em perfeito estado?
Caso você não conquiste bens materiais, a sociedade capitalista te considera uma pessoa fracassada e sem planos para crescer, mesmo que você se considere super feliz com seu modo de vida.
E esta lógica provoca efeito danoso sobre o meio ambiente, pois sempre se vai querer mais e mais, ocasionando a necessidade de ampliar o uso e a exploração dos recursos naturais para produção de bens de consumo.
Não devemos deixar de ressaltar que a individualidade das pessoas não permite que se pense em ações coletivas, como pro exemplo, a organização social e sindical, buscando a possibilidade de uma melhor qualidade de vida para a sociedade de modo geral, observando que é mais importante, em alguns casos, a satisfação individual.
É importante registrar que a concepção do capitalismo se encontra enraizada em toda sociedade, seja entre aqueles que têm maiores condições financeiras como entre aquelas pessoas que residem nas favelas, onde podemos observar a dificuldade da grande maioria participar de processo de construção coletiva.
Compreendo que só através de um processo educativo e com muita organização política e social, começaremos a mudar o atual estágio da sociedade, revendo a forma de relação entre as pessoas e com o próprio meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário