quinta-feira, 2 de junho de 2011

Blog de Ademir Damião: Dia Mundial do Meio Ambiente

Blog de Ademir Damião: Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente


No próximo dia 05 de junho, estaremos comemorando, novamente, o Dia Mundial do Meio Ambiente, aonde serão realizados eventos em várias localidades, que, em alguns casos, se estenderão por toda semana ou todo mês de junho, promovidos por órgãos governamentais e/ou segmentos da sociedade civil.
Neste momento, cabe uma reflexão sobre o objetivo que cada organização pretende alcançar com a realização de tais eventos, compreendendo que qualquer ato relacionado à questão ambiental deve buscar a ampliação da consciência das pessoas sobre a necessidade da busca da preservação ambiental nas atividades do ser humano.
É importante registrar que apesar das campanhas já realizadas nos anos anteriores, se verifica a continuidade dos problemas ambientais em larga escala, afetando a própria humanidade e com risco de danos irreversíveis para a natureza, demonstrando que há um longo caminho a ser percorrido até que se modifique o modelo de interação de grande parte dos seres humanos com o meio ambiente.
A agressão ambiental se alastra diante atitudes individuais e coletivas, decorrentes do modelo de sociedade capitalista, aonde as pessoas de maior poder econômico vem mantendo um nível excessivo de consumo, buscando a satisfação pessoal em detrimento aos efeitos provocados sobre a natureza.
A proposta de desenvolvimento sustentável continua sendo uma utopia dentro da sociedade, pois assim como existem aquelas pessoas mantêm uma prática consumista, também existem aquelas pessoas que continuam vivendo em situações de vulnerabilidade e risco social com as mínimas condições de sobrevivência, geralmente ocupando áreas que deveriam se encontrar sendo preservadas como mangues, encostas de morros, margens de rios e canais.
Observa-se que a ação voltada para garantia de um modelo sustentável de sociedade se encontra condicionada a derrubada das barreiras da exclusão social, garantindo um nível adequado da qualidade de vida das pessoas, além da tomada de decisões norteadas pelo uso racional dos recursos naturais.
Compreendo, então, que a obtenção de resultados positivos relacionados às ações sustentáveis por parte da sociedade depende do combate as mazelas decorrentes do sistema capitalista, que contribuem decisivamente com a degradação ambiental
Entendo que a participação dos diversos segmentos sociais é um fator importante na construção de soluções para os problemas ambientais, demonstrando a necessidade do desenvolvimento de ações educativas que possibilitem um envolvimento consciente da sociedade na luta pela preservação do meio ambiente.
O envolvimento da sociedade é fundamental para evitar que os interesses econômicos se sobressaiam aos interesses ambientais, buscando impedir que os recursos naturais sejam colocados em risco devido à obsessão pelo lucro de grupos capitalistas.
É importante ressaltar que apesar da riqueza da legislação ambiental brasileira, continuamos observar que o meio ambiente continua sofrendo agressão em todo território nacional, bem como os órgãos de controle ambiental são indicados como empecilhos ao desenvolvimento, demonstrando que a reversão de tal situação depende da ampla mobilização da sociedade em contraponto aos grupos econômicos nacionais e internacionais.
Neste sentido, a recém aprovação da proposta do “novo Código Florestal’ na Câmara dos Deputados representa um retrocesso que a sociedade brasileira necessita se mobilizar para ser derrubado pelo Senado Federal ou não ser sancionado pela Presidenta da República.
Finalizando, deve ser salientada a importância do “Dia Mundial do Meio Ambiente” diante a simbologia da data, aguardando que neste e nos próximos anos, os eventos contribuam decisivamente para que as pessoas tenham sensibilidade para resolverem os problemas ambientais, garantindo a continuidade da espécie humana no planeta.